segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Losing my Religion (Part 2)

Quando escrevi o texto "losing my religion", estava convicta daquilo.
Não estou mais.
Estes dias, convivi com religiosos. E os analisei (sem base nenhuma, claro.. um dia terei fundamentos psicanalíticos, antropológios e sociológicos para isso, eu sei.)...
"Vai ver que o acaso entregou alguém para lhe dizer o que qualquer um dirá."
Enfim, quando afirmei que talvez a religião fosse necessária para que todos não voltassem aos tempos da barbárie, eu estava completamente enganada.

Ora, para quê a religião se existe a educação?

A religião torna o ser humano em fanático.
Religião demais faz mal. Educação não.

Se fôssemos todos educados, a barbárie seria impossível...
Ok, você pode me perguntar no que a educação deveria então ser fundamentada.
Pobre de mim. Não sei.
Mas é fato que quanto mais educação, mais instrução, menos violência. Não sei porque... Talvez a principal causa disso seja a instigação. E evolução do pensamento. Questionamentos nos levam a novas repostas.
É isso! Por isso é a educação a chave de tudo. Porque as coisas não são impostas como na religião, porque com a vantagem de podermos expandir os nossos pensamentos. Conhecer todas as culturas e outros pensamentos... Ah, que maravilha se todos tivessem essa oportunidade...

O mundo seria outro, sem dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário